top of page
Buscar
...

Nasa revela carta de astronauta que testemunhou o atentado às Torres Gêmeas do espaço

Foto feita por Frank Culbertson pouco depois dos ataques às Torres Gêmeas. (Foto: NASA)


A Nasa divulgou nesta terça-feira (10) uma carta escrita pelo astronauta Frank L. Culbertson, capitão aposentado da Marinha dos Estados Unidos e comandante da Expedição Três, que testemunhou o atentado de 11 de setembro do espaço. O documento foi redigido um dia após os ataques.


"Meu primeiro pensamento foi que não era uma conversa de verdade, que eu ainda estava ouvindo uma das minhas fitas do Tom Clancy. Simplesmente não parecia possível algo nessa escala em nosso país. Eu não conseguia nem imaginar os detalhes, mesmo antes das notícias de mais destruição começarem a chegar", escreveu Culbertson.


Frank Culbertson era o único astronauta americano no espaço em 11 de setembro de 2001. (Foto: NASA)


O astronauta verificou a localização exata da órbita da estação e procurou uma janela que oferecesse uma vista de Nova York para registrar imagens com uma câmera. "A fumaça parecia ter uma floração estranha na base da coluna que fluía para o sul da cidade. Depois de ler uma das notícias que acabamos de receber, acredito que estávamos olhando para NY na época, ou logo depois, do colapso da segunda torre. Que horrível…", relatou.


"Além do impacto emocional do ataque ao nosso país e da morte de milhares de cidadãos e talvez de alguns amigos, o sentimento mais avassalador de quem está onde está é o de isolamento", destacou Culbertson em outro trecho da carta.


O extenso documento inclui também relatos do dia seguinte, 12 de setembro, e reflexões adicionais sobre os ataques, escritos no 14 de setembro de 2001. Na época, o astronauta estava a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) junto com dois colegas russos, e o texto ainda menciona as conversas que tiveram sobre o trágico evento.

3 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page